Darwin o Pintor dos Palhaços

Paulo de Lira / História da Arte / / 0 Comentários / 2 curtidas
Darwin o Pintor dos Palhaços
image_pdfimage_print

Darwin Silveira Pereira,  jornalista,  pintor e escultor, Paulistano (1915 – 1989 ) conhecido também como o pintor dos palhaços, tendo inclusive viajado com circos simplesmente para captar a alma e a essência dos seus modelos. Darwin viajou o Brasil e registrou em suas telas o nosso litoral  Angra dos Reis.   Navegou em suas  belezas,  pintando nossa cidade,  o casario colônia, os barcos  o mar e seus pescadores.

Como registro da sua passagem por aqui, existe no plenário da câmara municipal um painel de 1947, retratando o batismo do Cacique Cunhambebe. Como também existem, muitas pinturas pertencente a colecionadores angrenses.

Acrescento a isso o meu testemunho, pois tive a oportunidade de conviver com Darwin entre 1980 até sua morte em 1989, o que para me foi um aprendizado, mesmo tendo em vista minha pouca  idade,  isso não impediu que aquele senhor de rosto serrado e ao mesmo tempo brincalhão, fiel e honesto com seus trabalhos e seus amigos,  abrisse sua casa na avenida Ipiranga,  onde pude desfrutar da sua amizade,  junto a Yvone sua esposa,  que sempre nos acompanhava em longas conversas com chá e seus deliciosos biscoitos.