Os 4 dias da Bandeira Republicana de Lopes Trovão

Paulo de Lira / Notícias / / 0 Comentários / Curtir
image_pdfimage_print
José Lopes da Silva Trovão nasceu na Ilha da Gipóia, Angra dos Reis -RJ, em 1848  e faleceu no Rio de Janeiro em 1925,  Doutor pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e político, tendo ocupado cargo de deputado federal e senador da República entre 1895 e 1902.
Lopes Trovão teve grande atuação na luta pela transição da Monarquia para República, mas o que eu quero salientar aqui, é que foi de sua criação a primeira bandeira do governo  republicano.

Inspirada na americana, ela tinha as treze listas que representava as colônias americanas e trazia também vinte estrelas sobre um quadrilátero preto, que homenageava a população negra. Foi  içada na câmara municipal do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889, e no dia seguinte, em parceria com Rui Barbosa, acrescentaram  mais uma estrela e o quadrilátero  preto, passou a ser azul. E é hasteada por José do Patrocínio no dia 17, no navio Alagoas,  que levou a família imperial para o exílio, e também na redação do Jornal A Cidade do Rio de Janeiro. Resumindo a bandeira de Lopes Trovão, representou a República brasileira por quatro dias de 15 à 19 de novembro de 1889, quando substituída  pela versão que adotamos até os dias  de hoje.

Fonte: Wikipédia